Avançar para o conteúdo principal

V Partilhar para Crescer - Encontro

No dia 23 de Setembro 2016 realiza-se na Biblioteca Municipal de Arganil o V PARTILHAR PARA CRESCER, Encontro de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.


Estes Encontros que tiveram o seu início na Biblioteca Municipal de Penacova em 2013 e posteriormente em Cantanhede, Mira e Tábua, têm como objectivo partilhar experiências do trabalho realizado nas Bibliotecas Municipais, com vista ao desenvolvimento de um trabalho em rede, mas também perspectivar o futuro no sentido de melhorar os serviços que as Bibliotecas prestam aos Munícipes e enquadrá-los em objectivos concretos de desenvolvimento da literacia e da aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para a melhoria da inclusão social e da vida profissional de todos os utilizadores e potenciais utilizadores das Bibliotecas Públicas.

Nesta V edição do Partilhar para Crescer quer-se envolver Bibliotecários e Assistentes Técnicos, bem como Professores Bibliotecários e trazer até nós as Entidades que superiormente traçam o caminho a percorrer.

O Encontro, organizado pela Câmara Municipal de Arganil através da sua Biblioteca Municipal, conta com a colaboração da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; Direcção- geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas; Rede de Bibliotecas Escolares; Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalista e ainda do Agrupamento de Escolas de Arganil.

Mensagens populares deste blogue

Roteiro do Arista - Penacova

No início do século XX, Penacova era um local de eleição para aqueles que genericamente ficariam conhecidos como “aristas”. Pessoas que atraídas pela qualidade do ar que aqui se respirava, bem como pelas paisagens, permaneciam longas temporadas nesta vila. Mais de cem anos volvidos, a procura do bom ar continua a ser uma realidade em Penacova. O Lazer e os Desportos de Natureza são hoje o mote para fugir à rotina do trabalho, da vida agitada das cidades, encontrando aqui o espaço perfeito para respirar um “ar puro”. Surgiu assim a ideia de criar O “Roteiro do Arista”. Este Roteiro consiste na seleção de oito locais de grande expressão turística – tantos quantas as letras que formam a palavra PENACOVA. As pessoas são convidadas a encontrar cada uma das letras, a apreciar cada um dos locais esplendorosos, e a desfrutar dos bons ares e da natureza, transformando-se assim em verdadeiros Aristas.

Biblioteca de Penacova promove Conversas e Memórias

Biblioteca de Penacova promove Conversas e Memórias A Biblioteca Municipal de Penacova promoveu mais uma sessão de Conversas e Memórias.  Este projeto direcionado à população mais idosa do concelho de Penacova é inclusivo, nomeadamente para os mais debilitados que não podem deslocar-se à Biblioteca Municipal de Penacova. Pretendemos defender as memórias do passado em simples conversas ou conduzimos as atenções para o momento presente, usando a leitura de pequenos contos que despertaram a atenção dos utentes do Solar Billadonnes, casa de repouso e saúde em cuidados continuados integrados em Telhado, na freguesia de Figueira de Lorvão. As “pequenas grandes histórias de amor” do livro “Vou contar-te um segredo” de Margarida Rebelo Pinto, foram recebidas com agrado pelos idosos, que se interessaram pelos enredos do conto Coração pintado ou A terceira letra do alfabeto, que de pessoa a pessoa fizemos chegar com ternura e afeto, contribuindo sem dúvida para momentos de bem-estar...

Penacova inaugurou “maior investimento cultural"

Penacova inaugurou ontem a nova Biblioteca e o Centro Cultural. «O maior investimento municipal de sempre», sublinhou o presidente da Câmara Municipal. Juntando às duas infra-estruturas o arranjo exterior, foi investido um valor global de 1,8 milhões de euros e se a este for acrescentado o investimento do recém-criado Centro Educativo, os equipamentos daquela zona da vila atingem o valor de 5,3 milhões de euros, contabilizou Humberto Oliveira. Na cerimónia, o autarca esclareceu que os projectos beneficiaram de apoios no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) num montante de cerca de dois milhões de euros, mas que foi necessário um esforço superior a 2,2 milhões de euros do orçamento municipal. «Uma taxa de incentivo efectiva de 45,5 por cento é manifestamente insuficiente para fazer face às cada vez maiores restrições orçamentais a que estamos sujeitos», considerou, acrescentando que «ainda faltam obras importantes nos espaço adjacentes». Fonte: Diário de ...